quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Dermatologista. Procure o Especialista Certo para a sua Pele



Você sabe o que é e como se  forma um dermatologista?

A Dermatologia é uma especialidade médica clínico–cirúrgico, que cuida da pele, cabelos, unhas. 
Tem um papel fundamental , pois atua em inúmeras doenças, como hanseníase, câncer de pele e doenças sexualmente transmissíveis. Também é a única especialidade que fornece um formação aprofundada em todos os aspectos relacionados à pele. Desta forma, somente com o dermatologista , você terá um tratamento, seja de problemas médicos, seja da beleza de sua pele, com um profissional  que conhece o que faz.

Algumas doenças de pele são inclusive sinais de doenças internas e o dermatologista é o especialista que tem condições de fazer o diagnóstico correto.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)  é a segunda maior sociedade dermatológica do mundo. Fundada em 05 de Fevereiro de 2012, ela completa cem anos neste ano de 2012. É a única instituição dermatológica reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB). Portanto, se você desejar saber a quem procurar para tratar sua pele, procure o dermatologista mais próximo. No site www.sbd.org.br  você encontrará a lista de todos os dermatologistas do Brasil.


  Para se tornar dermatologista, o médico necessita obter um Título de Especialista em Dermatologia, concedido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Associação Médica Brasileira.
Desta forma, um médico que terminou a sua graduação, necessita cumprir no mínimo três anos de Residência, ou Estágio em Dermatologia em Hospitais com programa de residência médica criteriosamente avaliados por uma Comissão da Sociedade Brasileira de Dermatologia e ser aprovado em rigoroso exame anual promovido conjuntamente pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e a Associação Médica Brasileira.
Após a residência médica em serviço credenciado pela SBD e/ou obtenção do Título de  Especialista em Dermatologia, o médico se torna sócio da Sociedade Brasileira de Dermatologia e somente então, de acordo com as normas éticas do Conselho Federal de Medicina, pode se proclamar dermatologista.
 Portanto, caso deseje realizar uma consulta em dermatologia, sempre seja criterioso em avaliar se o profissional que realizará a sua consulta está inscrito na Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Dr Rubens Marcelo Souza leite
Presidente da SBDDF
CRM DF 7195

Texto modificado do originalescrito pelo colega :Fernando Bezerra. Disponível em  http://clinicafb.blogspot.com/

Nenhum comentário: