Nosso Menestrel do evento dos 100 anos da SBD em Brasília
http://luciafonso.blogspot.com/2007_12_01_archive.html |
NESTOR KIRJNER
Currículo artístico-musical(atualizado em fevereiro de 2012)
Nestor Kirjner, 67 anos, casado, três filhos, é professor de Música, engenheiro, jornalista, poeta e compositor. Formou-se como Professor de Acordeon aos 14 anos, em Porto Alegre. No tempo de estudante, criou um conjunto de baile, atuando como acordeonista. Em 1966, formou-se engenheiro eletricista, afastou-se da música profissional, e trabalhou durante 30 anos como engenheiro, na área de telecomunicações, sem nunca deixar de dedicar-se, em paralelo, também à Música e à Cultura.
Referências Básicas: Compõe músicas desde os sete anos de idade, possuindo atualmente cerca de 100 composições, várias delas com parceiros ilustres. Em 2003, lançou o CD “Sinfonia da Cidade Nova”, onde presta uma homenagem à cidade de Brasília, fazendo uma tradução para a música popular da pioneira “Sinfonia da Alvorada”, de Tom e Vinícius. Em Brasília, venceu, em 1975, o “1º. Encontro Brasiliense de Compositores”, o primeiro festival aberto de música popular realizado na cidade. Além de criações em vários estilos, já compôs para teatro, cinema e carnaval. Possui uma nota 10, como letrista, dada pelo poeta Mário Quintana. Principais atividades culturais: Há 10 anos, é diretor musical e arranjador do Coral Alegria, que se tornou o Coral Oficial de quatro entidades literárias do Distrito Federal. Em 2010, o Coral Alegria foi convidado pela Academia de Letras de Brasília para participar da abertura e do encerramento das festividades oficiais do Cinquentenário da Cidade, que ocorreram respectivamente no Museu da República e no Memorial JK.
Em 2010, foi empossado na Cadeira de número 14 da Seccional Brasília da Academia de Letras do Brasil – ALB/DF, na condição de Imortal Acadêmico Fundador. Em 2011, foi empossado na Cadeira de Música de número 49 da Academia de Letras e Músicas do Brasil – ALMUB. Fatos marcantes: Em 2011, Nestor Kirjner foi homenageado, com uma Moção de Louvor, pela Câmara Legislativa do Distrito Federal. No mesmo ano, foi escolhido como Homenageado do Ano do prestigiado Projeto Bibliomúsica, promovido pela Biblioteca Demonstrativa de Brasília e patrocinado pela Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Atividades complementares:Colunista cultural do jornal “Lago Notícias” (há 14 anos).
Professor de Português (voluntariado) e revisor de livros e textos.Estudou violão com Raul Santiago, José Gomes e Nelson Carega. Foi, pelo período de dois anos, membro do Conselho de Leitores do Caderno de Cultura do jornal “Correio Braziliense”. Foi Diretor Cultural da Casa do Poeta Brasileiro e da Sociedade dos Amigos da Biblioteca Demonstrativa de Brasília. Principais láureas:2011: Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal.2011: diplomado pela Academia de Letras de Taguatinga.2011: posse na Cadeira 49 da Academia de Letras e Música do Brasil - ALMUB.2010: Medalha “Mérito Cidadão Brasiliense” (Instituto Histórico e Geográfico do DF).2010: posse na Cadeira 14 da Academia de Letras do Brasil - ALB/DF.2008: diplomado pelo INBRACI – Instituto Brasileiro das Culturas Internacionais, pelo trabalho cultural realizado na cidade de Brasília (Feira do Livro).2001: Medalha “Centenário de Bernardo Sayão” (Catetinho).1996: diplomado como Sócio Benemérito da Biblioteca Demonstrativa de Brasília.
Esperamos que este seja apenas o primeiro evento de uma ampla programação cultural da SBDDF
Esperamos que este seja apenas o primeiro evento de uma ampla programação cultural da SBDDF
Um comentário:
Quero registrar meu agradecimento ao dr. Rubens Marcelo Leite, Presidente da SBDDF, pelo generoso espaço que me oferece no blog da Entidade e, principalmente, pelo honroso convite para participar das festividades do Centenário da Regional DF da SBDDF. Espero que meus "60 ANOS DE VERSOS E CANÇÕES" (título do disco que ora estou gravando) me permitam corresponder a essa grande responsabilidade, qual seja a de, por meio de uma palestra musical de real interesse, incentivar e motivar a Sociedade de Dermatologia ao desenvolvimento, na gestão Rubens Marcelo, de um profícuo e duradouro programa cultural. Obrigado, de coração! Ou melhor, de pele, como convém à efeméride da qual tenho a honra de participar.
Postar um comentário