quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

História da Dermatologia. Um convite para celebrar no dia 9 de Fevereiro o seu dia.


 Você certamente sabe da importância de Hipócrates para a medicina. Mas provavelmente o conhece mais pelo seu famoso juramento. 
 A sua medicina, plena de conceitos aristotélicos, sobreviveu por milênios no mundo ocidental, sendo inclusive uma das razões pelo qual a dermatologia demorou para nascer como especialidade.
 Ou seja, Hipócrates, não pelos seus conceitos éticos, mas pelos de conhecimentos médicos, atrapalhou a dermatologia
Disponível em:http://palavradofingidor.blogspot.com/2011/10/medicina-como-especialidade-social_27.html

 É isso mesmo.  
 A dermatologia se tornou uma especialidade médica somente quando o conhecimento se livrou das amarras da escolástica medieval, no Renascimento,  à partir do Século XIII- XIV. 
 Mas foi somente mais tarde, no século XVI, que podemos falar a respeito da especialização em doenças cutâneas, o que no futuro viria a ser denominada “dermatologia”.
 O primeiro livro consagrado ao estudo das doenças cutâneas: De morbis cutanee et omnibus humani corporis excrementis, publicado em Veneza em 1572, é a transcrição das lições orais do sábio GIROLAMO MERCURIALE
Disponível em: http://en.wikipedia.org/wiki/Girolamo_Mercuriale
                        
 Mercurialis expõe seus conhecimentos sobre os conceitos da medicina da época, cita constantemente os autores antigos, com permanente vinculação a Hipócrates, Aristóteles e Galeno.
O autor, portanto, continua   fiel à então consagrada "teoria dos humores".
Pela teoria dos humores,a visão hipocrática da medicina,  a pele serve como porta de saída de doenças e, portanto, não deveria ser tratada.Pois se o fosse as doenças não curariam.
 Portanto, não deveria existir uma dermatologia
 Contudo, Mercurialis foi um inovador, por ter individualizado as doenças cutâneas, pela primeira vez, em um tratado médico, o que era então inédito.
Disponível em:http://market.android.com

 Ele distingue as doenças de pele em doenças da cabeça e doenças do corpo, e as subdivide em doenças por modificação da cor da pele e doenças por modificação do relevo da pele.
Uma verdadeira revolução que se iniciaria neste momento...

Muita coisa aconteceu desde então. 


O primeiro livro de dermatologia foi publicado quando ainda éramos uma nação em recente transformação. De seu passado cultural de povos das Américas, vivendo em equilíbrio com sua natureza, para o período de expansão comercial europeu e seu consequente colonialismo , no nosso caso, português.


A beleza da história da dermatologia dignifica-nos e faz-nos ter ainda mais orgulho de termos sido um dia dermatologistas.

Este ano estamos comemorando 100 anos da nossa especialidade no Brasil.

Este fato jamais poderia passar em branco.

Em Brasília, comemoraremos o nosso dia 5 de Fevereiro no próximo dia 9 de Fevereiro, uma quinta-feira, em um evento inesquecível no Auditório do Clube dos Médicos à partir das 19:30 horas.
Também homenagearemos aqueles que fizeram a história de nossa dermatologia em seu início.

Não deixe de comparecer. Você, dermatologista, tem muito a comemorar.
Mostre seu orgulho de ser dermatologista.

Qualquer dúvida, ligue para a Secretaria da SBDDF ou envie-nos um email.



1-Wallach D, Taïeb A, Tilles G. Histoire de la dermatite atopique. Paris: Mason; 2005. 11p.
2-Leite, RMS; Leite, AAC,  Costa, IMC. Dermatite atópica: uma doença cutânea ou uma doença sistêmica? A procura de respostas na história da dermatologia. An. Bras. Dermatol. 2007

Nenhum comentário: